Você já disse não hoje?

23.08.2016
E se a sua incapacidade de dizer Não for uma das maiores barreiras para você ter a vida e os negócios que você tanto sonha? Você consegue imaginar ter tempo para os negócios, família, férias, exercícios físicos e para aquela lista de coisas que você quer fazer antes de morrer, mas ainda nem sequer começou? E se houvesse tempo disponível para tudo isso agora, mas você não consegue enxerga-lo porque você está dizendo Sim por tanto tempo que nem mais percebe que existe uma escolha? Se você se identificou, o Não pode ser a resposta. Portanto, como descobrir onde no seu negócio você precisa dizer Não? Através do nosso trabalho com empresários, conseguimos identificar três áreas principais: delegação, limites e disciplina. As chances são que o seu negócio ainda dependa demais das suas habilidades. Mas você precisa delegar para crescer. Talvez você seja particularmente habilidoso em conversar com os clientes, converter prospectos em consumidores ou redigir textos de venda. Passar essas responsabilidades para outras pessoas será uma tarefa difícil inicialmente. Irá levar tempo e um pouco de pensamento sistêmico para transferir a sua competência para a sua equipe, mas delegar é uma das primeiras formas de começar a dizer Não para fazer tudo sozinho. Como resultado, a sua equipe terá uma oportunidade de crescer e mostrar o que são capazes de fazer. Outro ponto para começar a dizer Não é se você está muito disponível para atender as necessidades da sua equipe e raramente conseguir uma pausa para focar em outros trabalhos importantes. A sua porta está sempre aberta? As pessoas podem entrar na sua sala a qualquer momento para pedir ajuda? Para fazer perguntas ou conversar sobre uma ideia? Elas estão constantemente te colocando em e-mails desnecessários ou mensagens de bate-papo? Se você respondeu Sim para todas ou maioria dessas perguntas, é um sinal de que você precisa definir limites de forma que a sua equipe não tenha acesso ilimitado a você. Não apenas isso irá te possibilitar ter mais espaço, mas também irá ajudá-los a pensar de forma mais independente. Além disso, é uma oportunidade para analisar se a sua necessidade de ser amado pode estar atrapalhando a sua necessidade de cuidar de si mesmo e do seu negócio. As pessoas que trabalham com e para você sempre devem te respeitar e não necessariamente gostar de você. Por último, você tem disciplina o suficiente para priorizar as escolhas estratégicas vitais que devem ser tomadas mensalmente, trimestralmente e anualmente? Você inicia projetos interessantes e logo em seguida descobre que eles apenas tiraram a sua equipe para fora do caminho, porque você não analisou todas as questões antes? Quando você vai para o quadro branco falar através das prioridades com a sua equipe, você, sem dúvida, encontra muitos pontos que devem ser trabalhados. Na verdade, quanto mais você se compromete a crescer o seu negócio, mais pontos você irá querer melhorar. E isso é bom. Mas o que deve ser feito em primeiro lugar? Em segundo lugar? Em terceiro lugar? Priorizar é uma tarefa árdua, pois você tem que dizer não a uma lista de coisas relativamente importantes. Mas este processo definitivamente está relacionado com o fato de você conseguir ser bem-sucedido ou não. stopwatch-259375_1280 Você não pode estar em dois lugares ao mesmo tempo e você não conseguirá ter a próxima grande ideia se você estiver constantemente preocupado com centenas de pequenas coisas que podem (e devem) ser delegadas. Você precisa abrir espaço para si mesmo como um líder ao dizer Não quando e onde você conseguir, um pouco de cada vez. Por onde começar? Você desenvolveu esses hábitos ao longo da sua carreira e você não vai deixá-los de lado logo que terminar de ler este artigo. Se você quer crescer comece dando pequenos - mas práticos - passos:
  • Monitore o seu tempo
  • Registrar onde você gasta as horas do seu dia é uma parte importante da sua gestão de tempo, pois você conseguirá ver exatamente com o que você gastou o seu tempo e onde você deve definir limites.
  • Você consegue diminuir 1 hora por dia do seu trabalho? Isso seriam praticamente 20 horas livres a mais por mês para usar como você quiser.
  • Entenda o preço que você está pagando ao não dizer Não
  • Estagnação, excesso de trabalho, esgotamento e desequilíbrio entre a sua vida profissional e pessoal;
  • Se você não se identifica com nada disso acima, pergunte a alguém próximo a você sobre como eles veem o impacto do seu trabalho na sua vida. Você pode se surpreender com as respostas.
  • Tente começar com um único Não
  • Para o que você pode dizer Não hoje? Há uma visita que você não precisa realmente ir? Há alguma reunião que alguém pode conduzir no seu lugar e você irá dar uma oportunidade a essa pessoa para crescer?
  • Ser transparente pode facilitar, pois você está dizendo Não a algo que você normalmente está envolvido. A sua equipe provavelmente irá se sentir mais incluída, respeitada e inspirada;
  • O sentimento de desconforto ao dizer Não é inevitável, mas será apenas no começo e definitivamente é um risco que vale a pena ser tomado e que ficará mais fácil com o tempo.
Por mais que estes passos sejam apenas o começo, a ideia é que eles te ajudem a dar o ponta pé inicial agora, e você começará a ver mudanças pequenas, mas significativas, imediatamente. O que pode parecer contra-intuitivo é que quando você está dizendo Não às coisas que não são do seu interesse, você está, na verdade, dizendo Sim a si mesmo e às necessidades mais importantes do seu negócio. Portanto, John Lennon ainda está certo. Sim é a resposta, mas pode precisar de alguns Nãos para chegar lá. Artigo traduzido: http://blog.emyth.com/have-you-said-no-today]]>
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QUEM É MARCELO GERMANO

  • Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

  • Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O MARCELO

QUEM É ROGÉRIO VALENTIM

  • Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável.

  • Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab. 

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O ROGÉRIO