Por que ter medo na hora de contratar um funcionário

16.02.2017
por que ter medo na hora de contratar
Medo na hora de contratar? Esse medo está ligado a algumas crenças ou pensamento de escassez, não? "Será que vou ter dinheiro para pagar a conta no final do mês?", "Será que vou consegui pagar o salário dos colaboradores?". Acredito que isso seja uma das preocupações de muitos donos de pequenas e médias empresas na hora de contratar algum colaborador, principalmente quando esses empresários estão começando a atuar no mercado. https://youtu.be/Mh1eJTGftHQ?list=PLAwWmpQTa-lObUpe1RKdaroU60WyrBceT Transcrição do vídeo no texto Eu entendo essa preocupação. Lembro da época que era criança e tinha uma propaganda na televisão que dizia: Qual o segredo de Tostines? Ela é fresquinha porque vende mais ou ela vende mais porque é fresquinha? E daí eu te pergunto, a sua empresa chegou no teto da complexidade, ela não cresce mais porque não tem mais gente ou ela não tem mais gente porque não cresce mais? Entender esse jogo é um negócio muito importante, mas um dos princípios que eu aprendi e aplico nas minhas empresas - e ensino no meu curso Imersão EAG é você entender quais são as atividades que você é bom, aquelas que você desenvolve melhor do que ninguém (Habilidade única) e trás resultado para seu negócio. Você precisa descobrir quais são as atividades que não geram valor e resultado para sua empresa. Assim você para de perder tempo com essas atividades que não são suas habilidades e passa a fazer àquelas que você sabe desenvolver e entende porquê a sua empresa não cresce. Nós temos uma dinâmica interessante nos nossos treinamentos presenciais chamada Farol. Nós criamos um farol com as atividades que geram valor (verde), as que geram mais ou menos valor (amarelo) e as que geram zero valor (vermelho). E a ideia é a seguinte, se você focar naquilo que gera valor para sua empresa, a sua empresa cresce e você terá condições de contratar alguém para fazer as atividades que você não tem habilidade para fazer.

E se o problema não for orçamento?

A questão "e se pesar no orçamento?" é muito relativo de empresa para empresa. Pode ser que seja orçamento ou não, mas muito provavelmente está ligado a maus hábitos, procrastinação ou má crenças no sentido de "eu não sou bom o bastante ou capaz". Muitas pessoas não contratam por medo de uma ação ou de se decepcionar. Se o seu caso for esse, você precisa de um Coach urgentemente para te ajudar a tirar essas crenças negativas e partir para ação. Se você tem interesse em ler mais sobre esse assunto, separei alguns conteúdos que podem ser interessantes: O que você achou, você se enquadra nesse perfil? Compartilhe com a gente nos comentários!]]>
Compartilhe

QUEM É MARCELO GERMANO

  • Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

  • Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O MARCELO

QUEM É ROGÉRIO VALENTIM

  • Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável.

  • Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab. 

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O ROGÉRIO