Empresa Autogerenciável

Alternar navegaçãoMenu
Pular para o conteúdo
  • Início
  • Sobre Nós
  • FAQ
  • Materiais Educativos
  • Contato
Busca

Criando Organizações Vencedoras

Início Inteligência Emocional: o que é e como utilizar

Inteligência Emocional: o que é e como utilizar

Marcelo Germano maio 25, 2017 Comente! Liderança, Mindset

Tempo de leitura: 2 minutos

Durante muito tempo as pessoas acreditavam que quem tinham mais sucesso eram as pessoas mais inteligências, àquelas com o QI alto. Todavia, alguns estudos comprovaram que não necessariamente você ser o mais inteligente não quer dizer que você seria a pessoa de maior sucesso.

Transcrição do vídeo no texto

Começaram estudar as pessoas de maior sucesso e descobriram que elas tinham Inteligência Emocional. Afim de contas o que é isso? Bom, o grande lance é que a Inteligencia Emocional serve para você atingir meta, não faz sentido você utilizar sua inteligencia emocional para outra coisa a não ser atingir meta. Ou seja, ela serve para você atingir os resultados que você quer para sua vida, para seu negócio, para tudo que você se propõe a fazer.

Como utilizar a inteligência emocional

Imagine uma situação hipotética, você e sua esposa vão sair para comemorar o aniversário de casamento. Qual o seu objetivo? Se divertirem. Então vocês vão a um lugar agradável (um restaurante, por exemplo), sentam em uma mesa e de repente sua esposa vai ao banheiro. Ela demora para voltar. Você fica preocupado e vai saber o que está acontecendo. Você encontra a sua mulher conversando com o ex namorado dela, ele está puxando o braço da sua mulher e ela tenta sair daquela situação.

Qual o seu objetivo na hora? Agredir aquele homem, tirar satisfação e resolver aquele problema. Por que? Naquele momento algumas emoções estão surgindo e você esquece o seu objetivo inicial.

Mas vamos supor que você mantém o objetivo inicial, comemorar o aniversário. Você terá uma atitude diferente, vai tirar a sua esposa daquela situação, voltará para seu lugar e se divertirá com ela. Porém, algumas emoções vão surgir, você não irá raciocinar mais emocionalmente e seu objetivo mudará para agressão.

Mas imagine que esse homem seja o Anderson Silva. Qual será o seu objetivo? Acredito que não será mais de agressão, porque muito provavelmente você sofrerá as consequências. Essa é só mais uma prova de como você pode controlar as suas emoção de acordo com as circunstancias.

E essa lógica não mudar nas nossas empresas, lidamos com esse tipo de situação o tempo inteiro. É um funcionário que chega atrasado, algo deu errado, algum cliente disse alguma besteira e de acordo com os fatos nós mudamos o nosso objetivo. Trabalhando a inteligencia emocional vai fazer você lidar, entender suas próprias emoções e de outras pessoas também, por que uma vez que você entende suas emoções você se motiva e consegue motivar os outros, consegue se colocar no lugar de outras pessoas, liderar e gerenciar as pessoas.

Quer saber mais sobre esse assunto? Separei alguns materiais abaixo:

  • Saiba mais sobre Energia Emocional com André Menezes
  • Como ser eficaz no trabalho
Leitura focada

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

  • Escolher entre ganhar dinheiro e fazer o que você ama

  • Dicas para empreendedores que são gestores de primeira viagem

  • funcionário

    Seu funcionário sabe a função dele na empresa?

  • Por que a sua empresa deve ter uma missão

  • 4 maneiras do seu funcionário compartilhar a visão da empresa

  • 7 coisas que você pode fazer todos os dias para se tornar um líder melhor

Artigo anterior 3 comportamentos para desenvolver habilidades pessoais
Próximo artigo Como liderar com os 5 sentidos do corpo humano

Sobre o autor

Marcelo Germano é empresário, dono de 3 empresas e quer ajudar você, dono de uma pequena ou media empresa, a ter mais equilíbrio entre sua vida pessoal e profissional enquanto você faz a sua empresa crescer.

Saiba mais

Artigos populares

  • Inteligência Emocional: o que é e como utilizar

Fique atualizado!

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Fechar

Empresa Autogerenciável · 2014 2019 © Todos os direitos reservados