Como entrevistar candidatos para uma vaga de emprego

18.08.2016
Saber fazer uma entrevista de emprego pode ser um desafio e tanto. Conduzir uma entrevista nem sempre é prazeroso e definitivamente não é algo natural para muitas pessoas. Isso acontece porque a maioria dos entrevistadores não está munido com as perguntas adequadas, é incapaz de acompanhar as respostas dos candidatos e falham em preencher o vazio que muitas vezes se resulta quando dois desconhecidos conversam pela primeira vez. Na verdade, muitos responsáveis por contratação temem entrevistas. No entanto, existem algumas dicas simples que, quando aplicadas de forma consistente, irão ajudá-lo a identificar os candidatos que estão focados em progredir em suas carreiras e que podem contribuir imediatamente para a sua empresa. Analisando mais profundamente, a questão em si é bastante intuitiva. Primeiramente, analise a capacidade do indivíduo de se autoavaliar e articular como ele poderia fazer uma contribuição positiva para a sua empresa em virtude de sua inteligência emocional. Em segundo lugar, analise a compatibilidade do estilo de comunicação e de trabalho. E, em terceiro lugar, analise o "fator vontade” do candidato. Afinal, este fator é, de longe, determinante para decidir quem trazer a bordo ou não.

Perguntas de uma entrevista: analisando o nível de autoconsciência do candidato

Comece a entrevista com uma pergunta do tipo:
  • "Me conte como foi a evolução da sua carreira até que você chegasse à sua posição atual."
Continue a entrevista com algumas dessas seguintes perguntas:
  • Como você teve que se reinventar diante da mudança de necessidades da sua empresa?
  • O que te faz destacar entre os seus outros colegas? Siga com:
  • O que normalmente as críticas que você já recebeu dizem sobre os seus pontos fortes, áreas a serem desenvolvidas e potenciais no seu campo?
Da mesma forma, analise o entendimento do indivíduo sobre sua posição atual:
  • Quantos funcionários a sua empresa possui?
  • Qual é a receita anual da sua empresa?
  • Qual é e como funciona a estrutura hierárquica do seu departamento?
E não se esqueça do óbvio:
  • "Como exatamente a sua empresa ganha dinheiro e quais são suas duas maiores despesas?"
Dependendo do nível do candidato que você está entrevistando, suas respostas podem fornecer excelentes insights sobre o seu nível de visão de negócios e autoconsciência. Saiba mais sobre o processo de entrevista do google. entrevista

Procure por compatibilidade, não apenas semelhanças

Todos nós tendemos a contratar outras pessoas com base na nossa própria imagem, mas tente encontrar algo além daquela química imediata ao fazer perguntas como:
  • Quantas horas por dia você acredita que são necessárias para fazer o seu trabalho?
  • Como você lida com críticas construtivas?
  • Descreva o ritmo que você normalmente trabalha - moderado, rápido ou ligado na tomada de 220v?
  • Quanto de estrutura, direcionamento e feedback você geralmente prefere ter diariamente?
  • Você costuma pedir “benção” para tomar decisões?
Você pode seguir com uma questão do tipo:
  • Me diga uma situação onde você cometeu um erro por não ter sido cauteloso.
Se você não estiver focado em combinar o estilo pessoal do indivíduo com a cultura corporativa do departamento, você pode acabar com alguém que tecnicamente consegue executar o trabalho, mas está totalmente fora de sintonia com o resto da equipe.

Avalie o fator vontade do candidato

Não há nenhuma desculpa para os candidatos não terem pesquisado sobre a sua empresa, suas realizações, concorrentes e desafios antes de uma entrevista – isso é o mínimo. Mas alguns candidatos irão além para conseguir ter uma compreensão maior sobre quem você é e por que eles estão tão animados em fazer parte da sua empresa. Faça perguntas como estas para tentar isolar aqueles que estão mais famintos pela oportunidade que você está oferecendo:
  • Por que você quer trabalhar aqui e o que você sabe sobre a nossa empresa?
  • Na sua opinião, o que nos destaca em relação aos nossos concorrentes?
  • Se você aceitasse esta posição conosco hoje, como você a explicaria para um potencial empregador daqui a cinco anos?
  • Em outras palavras, como esta posição irá se relacionar com a evolução da sua carreira no futuro?

Avalie o Seu Papel na Entrevista

A chave para uma boa entrevista sempre estará na sua capacidade de evitar erros de contratação comuns e em avaliar os potenciais talentos no processo de entrevista. Mas tenha em mente que cada vez mais novas contratações falham devido à incompatibilidade de personalidade/cultura do que realmente por falta de competências técnicas. Portanto, fique atento em relação à compatibilidade de estilos em termos de comunicação, ritmo, críticas construtivas e horas trabalhadas nas respostas dos candidatos. Por fim, enquanto você ainda tenta encontrar a melhor forma de conduzir entrevistas, siga o paradigma 80-20, de modo que o candidato fale durante 80% do tempo da entrevista e você fale apenas por 20% do tempo. Sempre esteja disposto a oferecer aconselhamentos de carreira e direcionamento. Afinal, cada relacionamento nos dá uma oportunidade de compartilhar nossa riqueza de conhecimento e experiência: se você simplesmente encarar a entrevista como uma oportunidade de fornecer algo a alguém – independentemente se você o contratar ou não – a comunicação se tornará muito mais natural e agradável. Artigo traduzido: http://hiring.monster.com/hr/hr-best-practices/small-business/conducting-an-interview/interviewing-job-candidates.aspx Você tem problema com seus funcionários? Sua equipe está desengajada? Nós podemos te ajudar! Fale com a minha equipe de especialistas: (48) 3204-9976 ou (48) 9 9106-1009]]>
Compartilhe

QUEM É MARCELO GERMANO

  • Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

  • Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O MARCELO

QUEM É ROGÉRIO VALENTIM

  • Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável.

  • Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab. 

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O ROGÉRIO