Como capacitar seus colaboradores gastando quase nada

09.02.2017
Como capacitar seus colaboradores gastando quase nada
Transcrição do vídeo em texto abaixo Por via de regra, treinamento é caro. Mas, para que sua empresa supere a crise, você precisa ter colaboradores bons e capacitados gerando resultado a todo momento, e se você corta o investimento em treinamento você está se deparando com uma situação contraditória. O que você pode fazer para que sua empresa continue desenvolvendo seus colaboradores é investir em algo que você terá o menor gasto possível. E quanto a isso eu posso te ajudar. Em uma das minhas empresas, estamos fazendo um desafio com todos os gerentes e líderes. É um método muito simples, chamado Método da Cumbuca, que aprendi com o professor Vicente Falconi e vou te contar como você pode aplica na sua empresa.

1. Comprometimento dos colaboradores

Antes de mais nada para iniciar o Método da Cumbuca, você precisará do comprometimento dos participantes. E é importante ressaltar que esse método tem que ser feito em equipe para que o processo funcione.

2. Escolha um livro

Reúna seus colaboradores e explique que esse método tem a intenção de desenvolver as pessoas e que ele é baseado no comprometimento. Escolha um livro, de preferência de administração (no vídeo eu indico alguns livros interessantes) e avise aos participantes que todos terão que ler um capítulo desse livro por semana.

3. Agende os encontros semanais

Toda semana você marcará uma reunião com os participantes que dure mais ou menos 2 horas. Coloque uma Cumbuca ou um recipiente em cima da mesa e coloque o nome de todos os participantes que estão comprometidos em desenvolver esse conhecimento para agregar valor a sua empresa.

4. Sorteie um nome

Cada semana você sorteará um nome. A pessoa que foi sorteada terá que estar preparada para fazer uma apresentação sobre aquele capítulo que todos estudaram e com isso será gerada uma discussão sobre o assunto abordado.

5. Parta para ação

Após a discussão sobre o assunto abordado na reunião, vocês terão que realizar um plano de ação sobre o que você aprenderam, o que vão aplicar, como e quando. Caso o nome da pessoa que você sorteou não leu o capítulo da semana, a reunião acaba. Não tem outro sorteio. O nome dela volta para a cumbuca para que na próxima semana ela tenha outra chance de ser sorteada. Como eu disse, esse método é baseado no comprometimento e só da resultado quando é realizado por todos os colaboradores participantes. Não importa qual o ramo da sua empresa ou se ela é pequena, média ou grande, esse método pode ser aplicado e tenho certeza que você terá ganhos excepcionais para seus negócios.]]>
Compartilhe

QUEM É MARCELO GERMANO

  • Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

  • Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O MARCELO

QUEM É ROGÉRIO VALENTIM

  • Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável.

  • Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab. 

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O ROGÉRIO