Como a cultura organizacional da Disney pode ajudar sua empresa?

11.02.2016

A Cultura organizacional da Disney

Como falei logo no começo desse conteúdo, é indiscutível que conhecer a Disney é uma experiência que não tem como ser compartilhada, por mais que você mostre fotos, vídeos, compartilhe situações, com toda a certeza, você não vai conseguir transmitir com riqueza de detalhes o que é esse universo. Há 4 características na cultura organizacional da Disney que são forte e eficientes. São eles que acabam fazendo toda a diferença. E não pense você que a cultura só é aplicada dentro dos parques, isso é um engano enorme. No próprio estacionamento, a magia começa a acontecer, mas vamos deixar esses detalhes para as aplicações práticas que pretendo dar um pouco mais para frente. Agora, vamos nos concentrar na parte teórica dessa cultura, tudo bem? Claro que cada empreendedor, dono de empresa, vai analisar a cultura da Disney de uma forma diferente, pois junto será somada a sua experiência pessoal, no entanto, acredito que esses 4 pontos que vou apresentar estarão presente na resposta de todos, uma vez que, acabam se destacando em meio a tantas informações. São eles: 1. Ambiente seguro: Esse é o primeiro ponto que acredito ser importante ao analisar a cultura organizacional da Disney, pois ao entrar em qualquer ambiente do espaço mágico, você vê todas as pessoas muito confortáveis. E quando digo todas, são todas mesmo. Os funcionários estão ambientados e foram treinados de forma tão suprema que não temem qualquer imprevisto que possa acontecer. Aliás, na Disney não existem imprevistos, existem vilões que aparecem nas histórias, mas que nunca terminam juntos ao final feliz, você lembra? É claro que a Disney treina seus funcionários como filhos, checa diariamente a satisfação de seus clientes e precisam ter a certeza de que todos que estão ali, estão dispostas a entregar a alga para que a magia aconteça. Logo, você precisa gerar um ambiente seguro dentro da sua empresa, onde o seu cliente sai satisfeito com a experiência que teve, mas que também, sua equipe sinta prazer em proporcionar tal experiência. Aquele termo “ vestir a camisa”, se encaixa muito bem aqui! 2. Atendimento Personalizado: Na Disney, não existe cara feia e o mau humor não compra ingresso. A preocupação de toda a equipe é incrível para gerar a melhor experiência possível. Além disso, a hierarquia de cargos é deixada um pouco de lado, pois todos devem estar preparados para limpar o parque, dar uma informação, resolver algum problema, auxiliar e qualquer outra necessidade que seus visitantes venham a ter. Não existe o famoso “empurra empurra” de responsabilidades, na mão de quem cair a questão, será resolvido com a mesma eficiência. Esse é um detalhe que pode fazer toda a diferença perante seus clientes, uma vez que, as reclamações de clientes relacionados ao atendimento das empresas são enormes. Valorize esse aspecto e veja como a quantidade de clientes recorrentes irá mudar muito. 3. Entrega experiência: Sei que a afirmação que vou fazer a seguir pode gerar alguma polêmica, mas peço que acompanhe meu raciocínio até o final. Seus clientes não querem gastar dinheiro com os produtos que você tem para vender, o que eles querem é investir na experiência que a compra do produto dará a vida dele, entende? A Disney trabalha em uma premissa muito forte que valor nenhum pode pagar que é a vivencia de uma magia. Não importa, realmente, qual será o valor do ingresso cobrado em cada parque, custo algum conseguirá bater o valor da lembrança que será passar algumas horas dentro de um reino encantado só visto em filmes. Logo, você precisa focar em vender a experiência ao seu cliente e deixar um pouco a questões técnicas de lado, em uma segunda fase de compra. 4. Eficiência: O último ponto que acho importante enfatizar na Disney, é a questão de tudo funcionar muito bem, tudo se encaixar em uma harmonia impressionante. Você nunca verá um brinquedo quebrado, alguma coisa fechada ou um aparelho eletrônico não funcionando. Eles tem o cuidado de fazer com que tudo esteja perfeito para receber seu público. Em sua empresa, seja ela de pequeno ou médio porte, tudo deve funcionar de forma casada, sem se esquecer ou deixar de lado qualquer área, pois no conjunto tudo tem a sua devida importância para o funcionamento. Se você levar isso a sério, será muito mais fácil ter uma empresa cada vez mais eficiente. Ficou bem claro os 4 pontos da cultura Disney, não é mesmo? Mas não ache que acabou por aqui. Nesse momento, vamos um pouco mais além! Podemos? No que a Disney pode ajudar minha empresa?  Muitos empreendedores acabam olhando o universo Disney como uma diversão de férias, porém eu posso te dar todas as garantias que a Disney tem muito mais a te oferecer, uma vez que, uma análise mais minuciosa do seu modelo de negócio pode fazer com que você tenha insights incríveis. Dentre muitos que tive ao estudar a cultura da Disney, entendo que alguns mereçam um destaque especial, pois podem ser aplicados em qualquer modelo de negócio para alcançar resultados muito interessantes. 1º Lição: Valorize a sua Origem Você já percebeu que mesmo com inúmeros personagens, a Disney sempre se destaque pelo Mickey? Você sabe por que isso acontece? É bem simples, o Mickey foi o primeiro personagem criado, logo ele sempre tem atenção especial no parque. Se você já foi a Disney ou se tiver a oportunidade de ir, será possível perceber que tudo tem as “orelhas do Mickey”. Isso porque, ele é valorizada e tem a importância que merece. Logo, trazendo para a realidade da sua empresa, você precisa ter sempre bem claro qual a cultura que você vai adotar, sempre baseado na sua origem, pois ela não deve ser esquecida de forma alguma. É preciso mostrar que sua empresa evolui de forma constante, porém não se esquece do caminho que trilhou em sua trajetória. 2º Lição: Simpatia tem um custo muito baixo Ao chegar na Disney, você é recebido de forma especial, desde o estacionamento, os funcionários vão te indicar e te ajudar a chegar até o mesmo. E sabe por qual motivo? Na cultura Disney, a simpatia impera e é a regra número um. Sendo assim, traga essa filosofia para a sua empresa. Treine seus funcionários para que eles façam seu cliente se sentir especial, único e exclusivo. Acredite, a simpatia é algo que custa muito parado para o tamanho dos benefícios que ela tem o poder de proporcionar! 3º Lição: Motive seus Funcionários No decorrer do texto, em algum momento citei a importância de fazer o seu time vestir a camisa, não foi? Então, resolvi que seria muito interessante falar de forma mais profunda sobre esse assunto, pois o seu funcionário não só deve estar preparado para vestir a camisa, mas também para se portar como um disseminador das ideias de sua empresa. Na Disney, os funcionários não só dão o sangue pela marca, como também interpretam personagens ligados ao setor com que trabalham sempre relacionados ao tema. Sendo assim, eles não só vestem a camisa, eles vestem a fantasia inteira. Você precisa ter funcionários que aceitem ser os garotos propaganda de seu marca. 4º Lição: Toda informação deve estar acessível, sem entrelinhas É uma prática muito comum das empresas tentar vender a todo custo, sendo assim acabam nem se preocupando com a veracidade da informação ou anda pior, acabam escondendo informações para que não interfira nas vendas. A cultura da Disney tem muito que te ensinar sobre esse assunto, pois lá todas as informações são extremamente visíveis e abertas. Posso até te falar, que por muitas vezes, há tanta informação que algumas acabam passando despercebido, no entanto é um fator essencial para criar uma relação de confiança entre os clientes e a marca. Logo, aprenda com a Disney, tudo deve ser aberto, informado e reafirmado quantas vezes forem necessárias, pois é dessa maneira que a credibilidade será construída. 5º Lição: Conte sua história! Pessoas gostam de ouvir sobre pessoas e não sobre coisas. É importante que você esteja preparado para se conectar de forma mais profunda com seu público alvo e isso só será possível através de sua história. Na Disney, conta a história da magia e sempre afirma que ela existe, se você acreditar. Ela tem esse ideal e reafirma isso a cada passo. E a história da sua empresa, afirma o que? Contando a sua história, você fará com que pessoas se identifiquem com o que você está falando e assim, passem a comprar mais de você. Grave isso: Essa é uma das técnicas que fazem a fidelização do cliente. 6º Lição: Entregue mais valor que o prometido Sempre que possível, surpreenda o seu cliente, entregando uma experiência além do que já era esperado. A cultura Disney te inspira a fazer isso a todo o mundo, uma vez que, a cada atração finalizada, para sair do brinquedo ou evento, você precisa passar por uma “lojinha de lembranças”, logo como você acabou de ter uma experiência sensacional, estamos movidos pela emoção e consequentemente, julgamos que estamos tendo a incrível oportunidade de levar um pouquinho daquela emoção para ser sentida em casa. Além de comprarmos super felizes, sempre iremos lembrar que a Disney teve a sensacional ideia de comercializar aquele pequeno item tão importante para mim. Mas será que depois de sair do calor da emoção, aquela compra teria sido feita? Pois é, a Disney não te dá tempo para pensar e é isso que você deve fazer com seus clientes. Engaje de forma encantadora antes da compra, apresente de forma incisiva todas as vantagens de benefícios que ele vai ter, transmita a ela a empolgação do pós compra e prepara-se, ele vai comprar de você muito mais do que planejou! É realmente muito encantador falar da cultura organizacional da Disney, e se ficasse aqui, iria escrever um livro inteiro só analisando e fazendo uma conexão entre o universo Disney e a realidade de nossa empresa. Estudar esse assunto é muito prazeroso, pois acabamos entendendo todo o universo por trás das grandes atrações. Ah, mas não se engane, mesmo sabendo como funciona cada ponto da Disney, ao passar os portões do parque, você será contagiado pela energia e emoção do lugar. É inevitável!]]>
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QUEM É MARCELO GERMANO

  • Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

  • Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O MARCELO

QUEM É ROGÉRIO VALENTIM

  • Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável.

  • Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab. 

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O ROGÉRIO