7 coisas que você pode fazer todos os dias para se tornar um líder melhor

17.11.2016
Ao assumir uma posição gerencial ou executiva, uma das primeiras coisas que você provavelmente vai querer fazer é trabalhar em aperfeiçoar suas habilidades de liderança. Mas para se tornar um grande líder é necessário mais do que apenas assistir a uma sessão de treinamento gerencial ou enviar e-mails para sua equipe para garantir que todos estejam fazendo seu trabalho. Você pode construir habilidades de liderança com pequenas, mas eficazes ações diariamente. Abaixo estão sete hábitos e práticas simples para ajudar você a orientar a sua equipe melhor.

Mantenha-se atualizado sobre as tendências do setor

Quando você é apaixonado pelo seu trabalho, você quer fazer o que é possível para se melhorar e melhorar a sua empresa. Monitorar a constante evolução das tendências do mercado é uma maneira de mostrar a sua dedicação e incentivar os seus funcionários em direção a essa mesma paixão. "É importante tornar isso uma tarefa diária para se manter informado [sobre o seu mercado]", disse Corey Baggett, cofundador da empresa de tecnologia de anúncios AdBoom Group. "Em última análise, você pode criar estratégias para diferentes maneiras de transformar isso, e a pesquisa adicional que você fizer poderá incentivar outros empregados a demonstrarem iniciativa no local de trabalho". Beau Hale, presidente e cofundador da AdBoom, acrescentou, "Como líder, você sempre precisa de ambição e paixão pelo seu trabalho, porque os seus funcionários se alimentam desse tipo de energia. Se você quer construir habilidades de liderança, esteja totalmente focado na sua empresa e esteja disposto a trabalhar o seu pleno potencial e além". líder

Invista algum tempo de qualidade com a sua equipe

Você sabe os nomes e as funções de trabalho dos membros da sua equipe, mas você realmente sabe quem eles são como pessoas? Conhecer a sua equipe em um nível pessoal, não apenas irá ajudá-los a se sentirem mais valorizados, mas, também, a gerenciá-los melhor. "Descubra o que faz bilhar os olhos de cada um deles", disse Eric Nordyke, CEO e cofundador da AdBoom. "Quanto mais você conhece a pessoa, melhor você conseguirá inspirá-la com criatividade e inovação, de forma que ela utilize seus talentos para o bem da equipe". Anthony Sukow, cofundador da empresa de pesquisa Terapeak, observou que essa abordagem funcionou particularmente bem à medida que construiu e ampliou o seu negócio. "No final de cada semana, fazíamos uma reunião de equipe para compartilhar nossas... realizações e metas para o futuro", disse Sukow. "Todos participavam e todos sabiam do progresso e dos objetivos. Andrew [cofundador] e eu trabalhamos para estreiar a conexão entre os membros da equipe, mostrando como suas respectivas contribuições haviam sido importantes e como nós, coletivamente, alcançamos nossos objetivos e mudamos o mundo".

Tente algo novo

Os melhores líderes são aqueles que conseguem pensar fora da caixa. William Vanderbloemen, CEO e presidente da Vanderbloemen Search Group, aconselha assumir uma tarefa que você normalmente não faz, de preferência uma que você nunca tenha tentado antes, para ajudar sua empresa e sua equipe. "As pessoas que apresentam uma capacidade de antecipar as necessidades de uma empresa e de encontrar uma resposta antes mesmo de ser feita uma pergunta são aquelas que recebem promoções", disse Vanderbloemen. "Os líderes devem se perguntar, ‘O que eu posso fazer para levar a nossa empresa além e que não está na descrição da minha função?’. As habilidades aprendidas ao tentar entender um projeto e ao executá-lo serão muito importantes para o desenvolvimento de liderança e evolução na carreira". líder

Aprenda com a sua equipe

Como todo bom líder sabe, estar no comando não significa ter todas as respostas. Uma maneira de encontrar essas respostas é se basear nas pessoas que você gerencia. "Os verdadeiros insights [de liderança]... ocorrem indo para as trincheiras e aprendendo com os especialistas no meu time", disse Joe Freitag, diretor global da marca de óculos varejista Arnette. "[Eu vejo] como eles conseguem alcançar resultados de alto nível e peço a eles para me ensinar o que sabem. A abordagem deles a um assunto que é estranho para mim me ajuda a abrir a minha visão e a ver os meus próprios desafios de uma forma diferente".

Analise os seus erros

Em algum ponto, todo líder vai cometer um erro ou dois. Ao invés de tentar ignorá-los ou encobri-los, o melhor a se fazer é se sentar com os membros da sua equipe e falar da situação para que você - e todos os outros – possam aprender e crescer com ela. "[Pergunte-se:] Qual era o meu processo de pensamento ao tomar essa decisão? Por que o resultado não foi aquele que eu imaginava que seria? O que posso fazer no futuro para ter um resultado diferente?", disse Brian Ruben, cofundador da Solé Bicycles. "Discutir isso abertamente com a sua equipe mostra [que] você não está acima ou é melhor do que ninguém, e estimula uma atitude e ambiente positivos que incentivam o crescimento pessoal e profissional". Saiba um pouco mais no vídeo Por que os empresários tem dificuldade para encarar os fatos

Seja o mentor de alguém

Independentemente se você tem uma posição de liderança ou não, provavelmente já te pediram – ou irão te pedir – por conselhos profissionais, principalmente os seus amigos/colegas de trabalho mais jovens e menos experientes. Isso pode não ser uma mentoria formal, mas preste bastante atenção nas conversas que você tem com essas pessoas: elas podem te ajudar a se tornar um líder melhor. "Antes de liderar equipes e, eventualmente, começar a minha empresa, eu tive a oportunidade de ser mentor de amigos mais jovens da minha família", disse Doug Baldasare, fundador e CEO dos quiosques de carregadores de celular ChargeItSpot. "Essas pessoas podem estar considerando uma mudança na carreira, entrar para a faculdade ou à procura do primeiro emprego. Ser o coach deles me ajudou a compreender as nuances interpessoais da liderança e me deu a confiança necessária para ajudar a guiar outras pessoas à medida que eu evoluía na minha carreira". Uma extensão dessa ideia é passar algum tempo ensinando alguém uma habilidade específica, podendo ser uma capacidade formal ou informal, disse Jay Bacrania, CEO da empresa de coaching acadêmico Signet Education. "Quando você ensina... qualquer coisa, por default você é o líder", disse Bacrania ao Business News Daily. "Ensinar envolve conectar, comunicar e planejar".

Saia do escritório

Se tornar um líder melhor não está apenas relacionado ao dia-a-dia dentro da empresa. Às vezes o que você faz antes ou depois do seu expediente pode ter um grande impacto no seu papel de liderança. "Mostre liderança em outras partes da sua vida o máximo possível", disse Chris Toy, fundador do aplicativo de chat em grupo Bindle. "Se ofereça para cozinhar o jantar para os amigos, organizar festas [ou] ajudar no controle das suas peladas de domingo. Como qualquer coisa, a prática leva à perfeição". "É importante se manter informado e conectado a pessoas que possuem perspectivas únicas... fora das paredes do escritório", disse Mark Parsells, CEO da Global Debt Registry, uma empresa que oferece soluções de dívidas. “Os líderes mais fortes demonstram a capacidade de ‘devolver à sociedade’, o que pode ser simplesmente ser voluntário de uma organização sem fins lucrativos, aconselhando jovens talentos na escola de sua região ou liderando uma equipe de colegas profissionais com um interesse comum. Além de aproveitar as suas oportunidades, invista e crie oportunidades para as outras pessoas também – você terá um nível de satisfação muito maior”. Artigo traduzido: http://www.businessnewsdaily.com/7803-build-leadership-skills.html Separei alguns artigos que possam te ajudar: ]]>
Compartilhe

QUEM É MARCELO GERMANO

  • Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

  • Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O MARCELO

QUEM É ROGÉRIO VALENTIM

  • Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável.

  • Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab. 

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O ROGÉRIO