5 maneiras para equilibrar a sua vida pessoal e profissional

02.08.2016

1. Defina as suas prioridades

Faça uma lista de tudo o que acontece na sua vida e classifique essas tarefas e responsabilidades em ordem da mais importante para a menos importante. Isso incluirá o seu negócio, seus amigos, sua família, seus hobbies e tudo mais. É importante ser 100% honesto com você mesmo ao classificar suas prioridades. Por exemplo, se você acabou de começar a sair com alguém, esse novo relacionamento, embora seja importante, não terá uma prioridade tão alta quanto o seu negócio. Classificar as suas prioridades das mais importantes para as menos importantes facilita muito mais garantir que você esteja alocando seu tempo com coisas mais importantes no seu negócio e na sua vida pessoal.

2. Saiba para onde foi cada minuto do seu dia

Alguma vez você já entrou nas redes sociais ou começou a assistir a um vídeo no YouTube e, ao olhar no relógio, percebe que já se passaram 1 hora, e você não faz ideia de como esses minutos foram gastos? Acontece com todo mundo – já aconteceu comigo e provavelmente você também já fez isso em algum momento. O tempo voa e quando você não registra cada minuto do seu dia, é fácil desperdiçá-lo. No entanto, quando você registra cada minuto do seu dia a sua produtividade vai aumentar, o que permitirá que você conclua as suas tarefas do trabalho e tenha tempo para a sua vida pessoal e familiar. Eu conheço alguns empreendedores que gostam de ficar até tarde em seus escritórios, mas se eles melhorassem a sua produtividade seguindo um cronograma enxuto, eles provavelmente conseguiriam sair do escritório todos os dias em horários normais.

3. Não tenha medo de dizer "não"

Algumas pessoas têm dificuldade em dizer "não", mas tentar agradar a todos pode resultar em um consumo de tempo enorme, diminuindo o tempo disponível para as suas prioridades. Não tenha medo de recusar encontros de última hora ou deixar uma ligação cair na caixa postal. Não aja com base no sentimento de culpa, ao invés disso, concentre o seu tempo em suas principais prioridades. Enquanto isso pode ser difícil no início, em breve você vai se sentir confortável em dizer "não", especialmente quando você perceber como isso irá melhorar a sua produtividade e impactar diretamente o seu equilíbrio trabalho-vida.

4. Entenda que não existe cenário "perfeito"

Como empreendedor, você pode ter dificuldades em alcançar o equilíbrio perfeito entre vida pessoal e profissional. Mas se você tem consciência disso, será muito mais fácil para você se concentrar em fazer ajustes que irão melhorar esse equilíbrio e não deixa-lo perfeito. Reuniões inesperadas aparecerão e você pode ter que cancelar os planos de participar de um evento no último minuto. Acontece. Espere por isso. Algumas pessoas gostam de pensar que a grama do vizinho é mais verde. Mas não é. Toda vez que você começar a pensar que um trabalho de carteira assinada te daria mais tempo para curtir a sua vida pessoal, há uma pessoa que trabalha de carteira assinada em algum lugar por aí que está pensando que ser empreendedor poderá fornecer uma qualidade de vida melhor. Portanto, se concentre em melhorar o seu equilíbrio entre vida pessoal e profissional, e não em deixa-lo perfeito.

5. Se desligue do trabalho quando for um momento da família/pessoal

Duas horas a noite com sua família sem nenhuma distração são melhores do que três horas com a família que incluem checar o seu e-mail a cada 15 minutos e fazer outras tarefas relacionadas ao trabalho. Quando você está longe do trabalho, seja envolvido em uma atividade que você goste ou com a sua família, tente se desconectar completamente do trabalho. Isso nem sempre é possível - e é inevitável a partir do momento em que você escolheu o caminho do empreendedorismo - mas quando é possível, aproveite ao máximo. A qualidade do tempo - não necessariamente a quantidade - irá desempenhar um papel muito maior do que você imagina na melhoria do seu equilíbrio entre vida pessoal e profissional.   Artigo traduzido: https://www.entrepreneur.com/article/273184]]>
Compartilhe

QUEM É MARCELO GERMANO

  • Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

  • Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O MARCELO

QUEM É ROGÉRIO VALENTIM

  • Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável.

  • Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab. 

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O ROGÉRIO