5 habilidades que você deve adquirir antes de liderar

19.07.2016
Eu costumo ajudar as pessoas a encontrem maneiras de “subirem de nível” em suas vidas e a encontrar o caminho em direção às suas paixões. Uma forma infalível que eu encontrei para aumentar o estímulo de qualquer pessoa é desenvolver seu potencial de liderança. Mas são necessárias algumas habilidades e trabalho duro para se sobressair como um líder. Provavelmente você já é um líder em alguma área da sua vida, mesmo que não seja no trabalho. Se você ama liderar ou se sente estranho nesse papel, juntei cinco habilidades que acredito serem essenciais para te ajudar a crescer em qualquer área da sua vida: man-871960_1280

Pratique a auto-reflexão

Um dos elementos cruciais para ser um bom líder é ser capaz de refletir sobre as decisões tomadas e enxergar as situações, sejam elas boas ou ruins, como lições. Após fazer isso, você pode aplicar o que você aprendeu. Analisar os erros ou as falhas e seguir em frente, é uma parte essencial para se tornar um líder íntegro. Muitas dessas lições são úteis para compartilhar com sua equipe e seus parceiros estratégicos. No meu caso, eu descobri que muitas vezes elas até mesmo se aplicam aos meus filhos.

Seja proativo ao invés de reativo

Os líderes bem sucedidos estão preparados para diversos cenários e sabem como se comportar quando a situação sai do controle ou começa a dar errado. Estar preparado garante que você nunca se encontre em uma situação onde você não possa agregar valor ou auxiliar na resolução de problemas, conforme necessário. Isso é simplesmente ser proativo. Se você estiver em um estado reativo, as chances são que você não esteja lidando com a situação de forma calma – as suas emoções estão te conduzindo. As melhores decisões, no entanto, muitas vezes são resultados de quando seu raciocínio e suas emoções trabalham em conjunto. Você deve sempre considerar não apenas o que é favorável para empresa, mas também o que é melhor para sua equipe e para a moral geral da empresa.

Encontre um inabalável "porquê"

Os líderes eficazes sabem o seu "porquê" e sempre o vivem. Se você não tem uma visão clara sobre o que você quer pessoalmente e profissionalmente, o seu empenho e foco será inconsistente e você irá falhar em inspirar aqueles à sua volta. Os maiores líderes têm a motivação para garantir que suas visões sejam concretizadas mesmo diante de adversidades. É essa atitude de fazer acontecer que dá origem às mais bem sucedidas e gratificantes experiências de liderança. Grandes líderes possuem uma visão clara que começa de dentro – ela é composta por suas compreensões, dons naturais e desejos.

Seja apaixonado pelo o que faz

Se você não tem um forte desejo dentro de você para ser bem sucedido em seu empreendimento, será difícil manter a consistência necessária para levar sua equipe à vitória. Quanto maior o impacto que você quer ter, maior a sua influência deve ser. E nada tem mais impacto do que ter um líder apaixonado que não está apenas comprometido com o sucesso da empresa, mas também com o sucesso de cada funcionário.

Esteja preparado para fazer o que os outros não estão

Quando as coisas apertam é que as pessoas boas aparecem. Grandes líderes sabem que, para eles, o fracasso não é uma escolha. Mesmo se tudo estiver dando errado, um grande líder tem a autodisciplina para resistir ao fracasso ou o negócio irá desmoronar como um castelo de cartas. Isto significa resistir à vontade de se justificar e dar desculpas. Tudo se volta para a necessidade de uma visão clara: às vezes visualizar o resultado final e a satisfação de ter vencido o desafio é a única maneira de passar pelas dificuldades. Artigo traduzido                                                                                                                                                     Fonte: https://www.entrepreneur.com/article/239365 2]]>
Compartilhe

QUEM É MARCELO GERMANO

  • Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

  • Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O MARCELO

QUEM É ROGÉRIO VALENTIM

  • Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável.

  • Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab. 

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O ROGÉRIO