4 dicas para aumentar a energia no seu local de trabalho

12.01.2017
Quanta energia você tem no trabalho? Você se sente revigorado e engajado ou para baixo e desmotivado? De qualquer maneira, o motivo disso pode ser seus colegas de trabalho: eles estão te infectando com suas energias, sejam elas positivas ou negativas. Nós "pegamos" energia através de nossas interações com as pessoas – algo chamado de "energia relacional" – e isso afeta o nosso desempenho no trabalho. Foi isso que meus colegas Bradley Owens, Dana Sumpter, Kim Cameron e eu descobrimos em um artigo que publicamos no início deste ano. Fomos motivados a fazer essa pesquisa porque a energia é um recurso pessoal e organizacional vital, mas pesquisar sobre as fontes de energia acabou negligenciando uma fonte que todos vivenciam no dia-a-dia – as nossas relações com as outras pessoas. Em uma série de quatro estudos empíricos, buscamos estabelecer a energia relacional como uma construção científica válida e avaliar seu impacto na motivação dos funcionários e em seus desempenhos no trabalho. Para entender como isso funciona, pense nas pessoas do seu local de trabalho que te estimulam, que levantam o seu espírito. O que elas fazem? O que elas dizem? Algumas pessoas transmitem energias porque elas emitem vibrações positivas. Como um funcionário de uma grande empresa nos disse sobre seu chefe, "Ela me energiza porque ela amava o seu trabalho e era, em geral, uma pessoa muito feliz. Ela sempre entrava com um sorriso no rosto, o que criava uma atmosfera positiva". Outros nos energizam porque criam conexões genuínas. Nas conversas, por exemplo, dedicam toda a sua atenção e escutam com cuidado. Saiba mais no vídeo A Energia que o empreendedor tem energia

Por Acaso o Seu Chefe Te Fornece Boas Energias?

Responda a Estas 5 Perguntas

Pense no seu chefe – o seu supervisor direto ou gerente – e considere cada uma das afirmativas abaixo. Quanto você concorda ou discorda delas?
  1. Eu me sinto revigorado quando eu interajo com essa pessoa.
  2. Depois de interagir com essa pessoa, eu me sinto mais energizado para realizar o meu trabalho.
  3. Eu sinto mais vitalidade quando eu interajo com essa pessoa.
  4. Eu iria a essa pessoa para me reanimar.
  5. Depois de interagir com essa pessoa, eu me sinto com mais vigor para realizar o meu trabalho.
Quanto mais você concorda com cada uma dessas afirmativas, mais energia relacional você tem com o seu chefe. Quanto mais você discorda de cada uma dessas afirmativas, menos energia relacional você tem com essa pessoa. Você pode repetir essa mesma avaliação com outras pessoas do seu local de trabalho, obtendo uma visão geral da energia relacional das pessoas à sua volta. Fonte: “Relational energy at work: Implications for job engagement and job performance,” por Bradley P. Owens ET AL., 2016. Na pesquisa original, cada item foi medido com uma escala de Likert de 7 pontos, onde 1 = discorda fortemente e 7 = concorda fortemente. Se você tem um chefe energizante, as chances são que você se sinta motivado no trabalho. Ao nos concentrarmos na energia relacional entre líderes e membros de uma grande empresa de saúde, descobrimos que a energia relacional de um líder aumenta a motivação no trabalho, a atenção às tarefas e a absorção nas atividades do trabalho. Tudo isso se traduz em um maior desempenho no trabalho. Os membros desta empresa de saúde que possuem uma energia relacional com seus líderes se mostraram mais motivados no trabalho, o que, em seguida, levou a uma maior produtividade. As interações são energizantes de várias maneiras, como Rob Cross, Andrew Parker e eu aprendemos em uma série de estudos sobre a energia nas organizações. Elas incluem instâncias quando criamos uma visão positiva, quando contribuímos significativamente para uma conversa, quando as pessoas estão totalmente presentes e atentas, e quando temos uma interação que nos fornece um senso de progresso e esperança. Você é uma fonte de energia relacional, bem como um destinatário. Quando você gera energia relacional no local de trabalho, o seu desempenho aumenta. Rob Cross e eu descobrimos isso na pesquisa que fizemos sobre mapeamento de energia, utilizando análise de rede organizacional para revelar a rede de energia no local de trabalho. Quanto mais pessoas você energizar, maior será o seu desempenho no trabalho. Isso ocorre porque as pessoas querem estar perto de você. Você atrai talentos e as pessoas estão mais propensas a se dedicarem aos seus projetos. Elas irão te oferecer novas ideias, informações e oportunidades antes de oferecer para outras pessoas. O oposto também é verdadeiro. Se você desenergizar as pessoas à sua volta, elas não se sentirão estimuladas a trabalhar com você ou em te ajudar. No pior dos casos, elas podem até mesmo te sabotar no trabalho. O que você pode fazer para aumentar a energia relacional no seu local de trabalho? Abaixo, estão quatro medidas que você pode tomar pessoalmente e como um líder.

Construir Conexões de Alta Qualidade 

Por definição, as conexões de alta qualidade geram energia relacional. Jane Dutton e Emily Heaphy sugerem várias formas de você aumentar e melhorar as conexões de alta qualidade, como assumir um desafio no trabalho com um grupo de pessoas que pensam de forma semelhante. Em um caso específico, dois líderes operacionais da Kelly Services, uma empresa para soluções de mão-de-obra, criaram um Grupo de Recursos de Negócios para promover o desenvolvimento de liderança e aumentar a motivação dos funcionários. Como Dutton e Heaphy descrevem, os líderes se concentraram na construção de conexões de alta qualidade e no fortalecimento do capital social como formas de melhorar o pipeline de liderança.

Criar eventos energizantes

Organize e faça eventos com um foco explícito em criar energia, não somente em fornecer conteúdo, produtos ou serviços. Tome como exemplo a forma que a Zingerman (uma renomada comunidade de negócios relacionados a alimentação em Ann Arbor, Michigan, EUA) gera energia em seus seminários e eventos. Muitas vezes eu levo grupos de executivos para o seu restaurante, o Roadhouse. Após o jantar, o CEO e co-fundador, Ari Weinzweig, ou um de seus sócios-gerentes irá apresentar um tópico específico, como a visão da empresa, o modelo de gestão com livro aberto ou as leis naturais do negócio. O conteúdo e a apresentação são fantásticos e energizantes. Mas a energia sobe para outro patamar quando alguns funcionários da linha de frente entram na sala e respondem às perguntas dos clientes. Eles respondem a qualquer pergunta, mas o mais incrível é a energia que eles emitem. Eles são positivos, entusiasmados e claramente amam o que fazem e a empresa. Os executivos saem do evento intoxicados pela energia contagiosa.

Use mecanismos que promovam uma cultura "doadora" 

O ato de ajudar alguém no trabalho cria energia sob a forma de emoções positivas – a sensação de conforto em ajudar alguém. Receber ajuda cria energia sob a forma de gratidão. A gratidão pela ajuda recebida encoraja o seu “pagamento” e a ajuda a outras pessoas, como Nat Bulkley e eu documentamos em um estudo em larga escala. O Reciprocity Ring, um exercício em grupo que envolve dar e receber ajuda que a minha esposa, Cheryl Baker, CEO da Humax, criou, eleva o comportamento dos participantes, assim como a energia. Em um estudo piloto realizado por Adam Grant e eu, descobrimos que a participação no Reciprocity Ring aumenta as emoções positivas e diminui as emoções negativas.

Tente mapear a energia relacional

Pesquisas de redes organizacionais mapeiam a rede invisível por trás do organograma – a verdadeira maneira como as pessoas interagem uma com as outras. Alguns anos atrás, Rob Cross e eu começamos a adicionar uma questão relacionada a energia ao conjunto usual de perguntas de rede que fizemos em nossa pesquisa organizacional e de consultoria. Ao apresentar a cada entrevistado uma lista de nomes de outras pessoas da empresa, perguntamos: "Quando você interage com cada uma dessas pessoas, como a sua energia é afetada?". As respostas podem variar de "muito energizante", "neutro" até "muito desenergizante". Os resultados nos permitiram desenhar mapas de energia relacional das organizações e são bastante reveladores. Em uma grande empresa petroquímica, por exemplo, encontramos uma grande quantidade de relacionamentos desmotivadores – e a maioria deles emanava dos líderes. Com este mapa objetivo, é possível identificar onde é possível fazer melhorias positivas. Os mapas de energia ajudam a orientar onde se concentrar na construção de conexões de alta qualidade, criando eventos energizantes e usando ferramentas que criam uma cultura energizante. Portanto, se você sente que existe uma crise de energia na sua empresa, a boa notícia é que é possível fazer algo a respeito, se concentrando na energia relacional – a energia que recebemos e damos em nossas interações diárias. Cada ação e palavra, independente de quão pequenas sejam, são importantes para aumentar a produtividade e o desempenho. Se você tem interesse em ler mais sobre esse assunto, separei mais um conteúdo que pode ser interessante: Artigo traduzido e modificado: https://hbr.org/2016/09/the-energy-you-give-off-at-work-matters]]>
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QUEM É MARCELO GERMANO

  • Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

  • Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O MARCELO

QUEM É ROGÉRIO VALENTIM

  • Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável.

  • Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab. 

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