3 passos para uma Gestão de Projetos eficiente

16.01.2017
Transcrição do vídeo no texto A todo o momento estamos sujeito a ter uma ideia, seja em um evento, almoços com algum amigo ou mutas vezes a negócios, e ficamos alimentando essas ideias na nossa cabeça. A primeira coisa que faço é colocar tudo no papel para me organizar. Crio uma lista e analiso se é viável ou não cada uma das ideias. Depois disso eu elaboro 5 projeto ao mesmo tempo, na verdade, não recomendo 5, mas 3 projetos ou iniciativas. Quando eu tenho mais do que 5 projetos eu delego a minha equipe ou deixo algumas para um outro momento, pois não conseguimos realizar todas ao mesmo tempo e ficamos com muitas iniciativas e poucas acabativas. E como fazer com que esses meus projetos saiam do papel e deem resultado para a minha empresa:

1 - Escopo

Passo número um, definir qual o escopo desse projeto. Você precisará desenvolver uma descrição detalhada do seu projeto ou do produto, qual a abrangência, o alcance, o tamanho dele. É fundamental que seja realizado esse primeiro passo para podermos reduzir custos, prever possíveis prejuízos e elaborar um cronograma para garantimos que o projeto sairá no tempo proposto.

2 - Orçamento

A segunda coisa que você precisa definir é o orçamento. Por incrível que pareça qualquer coisa que você faça vai consumir recursos e os recursos pode ser pessoas, tempo, atributos que você já tenha na sua empresa. Enfim, o que consuma dinheiro.

3 - Prazo

Outra coisa que em uma Gestão de projetos tem que ter é prazo. Há uma estatística mundial que diz que somente 34% dos projetos são feitos dentro dessas três lógicas que lhe falei, dentro do escopo, orçamento e prazo. Por que isso acontece? Muitas vezes por falta de planejamento. Como eu já te disse, o empreendedor é um cara inquieto e muitas vezes perfeccionista. Quer aproveitar as oportunidades, melhorar várias coisas e acabam fugindo do escopo e não conclui a primeira premissa do planejamento. Se você quiser saber mais sobre Gestão de projetos, separei mais conteúdos que possam lhe interessar:  ]]>
Compartilhe

QUEM É MARCELO GERMANO

  • Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

  • Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O MARCELO

QUEM É ROGÉRIO VALENTIM

  • Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável.

  • Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab. 

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O ROGÉRIO