10 coisas que grandes líderes sabem sobre montar grandes equipes

27.09.2016
Grandes resultados não acontecem simplesmente por causa da vontade de um líder. Eles envolvem trabalho duro, esforço e contribuição de toda a equipe. Quanto maior os resultados que queremos alcançar, uma melhor equipe precisamos montar. Abaixo estão dez coisas que grandes líderes sabem sobre montar grandes equipes. líderes

“Craque sozinho não ganha jogo” – Pelé

O primeiro passo para montar uma boa equipe é entender que não podemos fazer isso sozinhos, não importa quão bom sejamos ou pensamos que somos. Se começarmos a apostar muito em nós mesmos, então ficaremos limitados ao que podemos alcançar com nossas próprias mãos.

“Se reunir é começar. Permanecer juntos é progredir. Trabalhar juntos é ter sucesso” – Henry Ford

Grandes equipes não acontecem por acaso. É necessário trabalhar para desenvolver a cooperação e a colaboração, colocar todos na mesma direção e este é um papel-chave da liderança. Como Henry Ford disse, colocar a equipe junta é apenas o começo.

“A velocidade do chefe é a velocidade da equipe” – Lee Iacocca

Acredito que este seja um dos conceitos mais difíceis para muitos líderes entenderem. Nossas equipes são um reflexo de nós mesmos, e se elas estão indo mal, é culpa da nossa liderança. Se não estamos motivados, nossas equipes não estarão motivadas. Se não estamos entusiasmados, nossas equipes não estarão entusiasmadas. A liderança define a cultura, e se não tivermos confiança, ambição ou crença, então esta será a cultura das nossas equipes.

“Nenhum de nós é tão inteligente quanto todos nós juntos” – Ken Blanchard

Muitas vezes temos acesso a grandes experiências, conhecimentos e capacidades dentro de nossas equipes, e devemos tentar maximizar o retorno desses recursos. Não é o trabalho do líder saber tudo, resolver todos os problemas, mas é trabalho do líder se certificar de que todo problema seja resolvido. Motive a sua equipe e aproveite seu conhecimento e experiência.

“Devemos permanecer unidos, ou seguramente seremos enforcados separados” – Benjamin Franklin

Como líderes, nosso objetivo deve ser o de dar às nossas equipes tudo o que elas precisam para serem bem sucedidas. O sucesso delas é o nosso sucesso. O fracasso delas é o nosso fracasso. E quanto mais bem sucedido podemos torna-las, mais bem sucedidos seremos. É simples assim.

“O talento ganha jogos, mas o trabalho em equipe e inteligência ganham campeonatos” – Michael Jordan

Quando se trata de reconhecimento, precisamos lembrar que foi o trabalho em equipe, ao invés de apenas o talento individual, que nos fez chegar à linha de chegada, e, desta forma, precisamos ter certeza de que todos sejam reconhecidos. Sim, é verdade que alguns podem ter contribuído mais do que outros. Mas sem eles, talvez não teríamos conseguido. Saiba mais sobre Equipe de alta performance

“Confiança é saber que quando um membro da equipe te pressiona é porque ele se preocupa com a equipe” – Patrick Lencioni

Precisamos construir um ambiente seguro, honesto e acolhedor, onde as pessoas podem desafiar umas às outras de forma construtiva, compartilhar melhores práticas e ajudar a equipe a melhorar.

“As pessoas conseguem mais como resultado do trabalho com outras pessoas do que contra elas” – Dr. Allan Fromme

É a colaboração e cooperação que constroem equipes fortes, não a concorrência interna. Qualquer senso de competição deve ser canalizado para fora e não para dentro.

“Se dois homens no mesmo trabalho concordam o tempo todo, então um deles é inútil. Se eles discordam o tempo todo, ambos são inúteis” – Darryl F. Zanuck

Precisamos estar abertos a ideias, sugestões e abordagens diferentes que devem ser discutidas abertamente e de forma livre. Mas uma vez que a decisão tiver sido feita sobre o caminho a ser seguido, então precisamos garantir que todos a apoiem. A discussão nos move para frente e o desacordo nos prende.

“O progresso tem um preço caro. O sucesso tem um preço ainda mais caro. A sua equipe não estará disposta a pagar este preço se você não está disposto a pagá-lo” – T. Jay Taylor

As pessoas querem sentir que elas estão trabalhando com você, não para você. Elas querem saber que você não irá pedir algo a elas que você mesmo não faria em suas posições. Nem sempre conseguimos liderar da frente, mas as pessoas estarão mais propensas a nos seguir e nos respeitar se, pelo menos, ver que estamos preparados para arregaçar as mangas e fazer a nossa parte. Artigo traduzido: http://www.inc.com/gordon-tredgold/10-things-great-leaders-know-about-building-great-teams.html Mais conteúdos para você sobre esse assunto: BOTÃO WPP]]>
Compartilhe

QUEM É MARCELO GERMANO

  • Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

  • Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O MARCELO

QUEM É ROGÉRIO VALENTIM

  • Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável.

  • Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab. 

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O ROGÉRIO